Unidade foi interditada depois que uma equipe de fiscalização encontrou diversas irregularidades. Hospital Regional só atende casos leves, como observação e medicação.
Depois de cinco meses, o Hospital Regional de Guajará-Mirim (RO) segue parcialmente interditado. A unidade foi interditada no dia 27 de outubro de 2021 pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), depois que uma equipe de fiscalização encontrou diversas irregularidades.
![]() |
Hospital Regional Perpétuo Socorro em Guajará-Mirim, RO |
Dentre as irregularidades encontradas, está a ausência de materiais e medicamentos básicos. Além da ausência de exames laboratoriais, presença de medicamentos vencidos e a falta de equipamentos nas ambulâncias.
De acordo com o Cremero, o Hospital Perpétuo Socorro é a única unidade na região que realiza atendimentos de urgência e emergência, mas, com a interdição, está impossibilitado de realizar novas internações.
No início do mês de março deste ano, a 1º Promotoria de Justiça do município publicou uma advertência para os médicos que trabalham na unidade, dizendo que novas internações estão proibidas. Caso fosse constatado a entrada de novos pacientes, os profissionais podem responder por infração ética.
Como a unidade funciona?
Com a interdição, o Hospital Regional só atende casos leves, como observação e medicação. Em casos graves, o Município fica responsável por encaminhar os pacientes que precisam de internações para outros locais.
Além disso, as pessoas que já estão internadas continuam na unidade até receberem alta médica.
Segundo o Cremero, a interdição não tem prazo para acabar e os atendimentos só devem voltar ao normal quando a Prefeitura fizer as adequações necessárias e notificar o Conselho para que uma nova fiscalização seja feita para reanalisar a situação.
A Rede Amazônica tentou contato com a Secretária de Saúde do município para saber quais medidas serão tomadas, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.(G1RO)
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaonewsagora22@gmail.com