Segundo a prefeitura, 57 escolas da zona rural serão atendidas. Problema de transporte terrestre e fluvial afetou a frequência dos alunos na escola por cerca de quatro anos.
A Prefeitura de Porto Velho informou que a frota de ônibus escolares está preparada para atender os alunos da zona rural na volta às aulas. No último ano, moradores da região relataram ao g1 que o problema de transporte, principalmente fluvial, afetou a frequência dos alunos na escola por cerca de quatro anos.
Alunos da zona rural voltam a ser atendidos com transporte escolar em Porto Velho |
O ano letivo de 2022 deve iniciar na quarta-feira (9) para os alunos da zona rural e urbana da capital. De acordo com a prefeitura, existem 135 veículos para atender cerca de 5 mil alunos e outros 11 ônibus ficarão de reserva para suprir qualquer eventualidade durante o ano letivo.
O Município informou também que todos os ônibus passaram por manutenção e vistoria para atender a comunidade escolar. Ao todo, 57 escolas serão atendidas. Cada veículo tem capacidade para levar 59 crianças e há assentos com elevador (para o atendimento de crianças com deficiência).
Abaixo, veja as localidades que serão atendidas pela frota de ônibus escolar:
Setor chacareiro (Zona Leste e Colônia do Japonês);
Estrada da Penal;
BR 319 (Joana D´arc), sentido Humaitá;
BR-364 – sentido Candeias e Rio Branco;
Distritos de: Jaci-Paraná, Rio Pardo, União Bandeirante, Nova Mutum Paraná, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia;
Embaúba e Taquara (Vila da Penha – BR 425 – sentido Guajará-Mirim).
O transporte escolar funcionará nos horários da manhã e tarde, dependendo da localidade. Para usar o serviço, basta estar matriculado em alguma escola da rede rural.
No vídeo acima a secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros, explica que o transporte é organizado por meio de convênio entre a prefeitura com o Governo de Rondônia.
"Todos os 146 ônibus estão aptos para o transporte terrestre dos alunos da rede municipal de Porto Velho e também dos alunos da rede estadual que dependem desse transporte terrestre porque existe todo um sistema de conveniamento com o Governo do Estado de Rondônia por meio da Seduc. Nós [Semed] realizamos o transporte dos alunos que precisam dos ônibus e o transporte fluvial é feito pela Seduc", diz
De onde vem a frota?
Os ônibus escolares disponíveis atualmente para os alunos da zona rural foram adquiridos pela Prefeitura de Porto Velho em 2019, com a intenção de resolver o problema que prejudicou milhares de estudantes por anos.
Ao todo, o município adquiriu 146 veículos com um investimento de R$ 36 milhões provenientes de recursos próprios e emendas parlamentares. A frota completa chegou em Porto Velho em 2020, mas começou a operar somente em 2021, já que as aulas presenciais estavam suspensas para evitar contaminações por Covid-19.
Onze veículos ficarão de reserva por enquanto para suprir qualquer eventualidade durante o ano letivo. (g1ro)
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaonewsagora22@gmail.com